Espumantes vão bem até com feijoada garante enóloga

Espumantes vão bem até com feijoada garante enóloga

Premiados em dois dos mais conceituados concursos de vinhos do mundo, os espumantes premium Amitié foram as estrelas da degustação conduzida pela sommelière Andreia Milan e pela enóloga Juciane Casagrande Doro, sócias da marca, no auditório Santander. Amigas de longa data, elas tiraram do papel o sonho antigo de unir suas paixões por vinhos em um projeto feito para revolucionar o mercado. E adivinhem só qual é o atual espumante oficial da Le Cordon Bleu, filial carioca da renomada escola francesa de gastronomia.

“O nome veio dessa parceria, já que amitié significa amizade em francês, e a França é o berço do champagne. Nossa vontade é que os espumantes continuem sendo usados para celebrações entre amigos, mas também ir além e explorar as infinitas possibilidades que eles têm. Inclusive na harmonização. Espumantes vão bem até com feijoada” garantiu Juciane, enquanto oferecia degustações de espumantes Brut, Cuveé e Rosé ao público.

Andreia ressaltou a importância da atuação feminina no meio. “Grandes mulheres sempre estiveram envolvidas com a produção de espumantes. O maior exemplo é a Barbe-Nicole Clicquot, que criou a icônica Veuve Clicquot no final do século XVIII. Com nossos espumantes buscamos manter a elegância e o equilíbrio da bebida” explicou.

Lançada há menos de um ano e produzida na Serra Gaúcha pelo método charmat, a linha conta com cinco diferentes rótulos, dois deles premiados: o Amitié Cuveé Brut recebeu a melhor pontuação entre as vinícolas brasileiras no Decanter World Wine Awards 2019, enquanto os Amitié Brut e Moscatel foram condecorados no 35º Wine Challenge, ambos em Londres.

“Acreditamos na popularização dos espumantes. Hoje o consumo per capita é de apenas 117ml por pessoa, muito baixo, mesmo com o aumento dos bares especializados. Temos um mercado imenso a ser explorado e queremos fazer com qualidade. Em outubro vamos lançar um rótulo especial produzido pelo método champagnoise, que passa pela segunda fermentação em garrafa, mais uma aposta para movimentar o mercado” adiantou Andreia.

Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Fonte: OGlobo / Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo