Comitê dos Italianos no Exterior do Estado apoia projeto que celebra os 150 anos da imigração

Comitê dos Italianos no Exterior do Estado apoia projeto que celebra os 150 anos da imigração

O movimento de valorização do legado deixado pela imigração italiana no Rio Grande do Sul se fortalece a cada dia – especialmente no que depender dos esforços do Comitê dos Italianos no Exterior do Estado (COMITES-RS). Atento às iniciativas que caminham em direção a esse propósito, o órgão se posiciona ao lado de uma importante proposta de resgate das origens oriundas da Itália: o projeto “A Chegada! 150 anos da Imigração Italiana no RS”.

O apoio institucional do COMITES-RS se dá no sentido de incentivar a busca por parceiros que contribuam para a realização do projeto. A ideia é retratar, em um documentário longa-metragem e um espetáculo teatral, a história dos imigrantes, desde sua partida do território europeu até o desembarque no Brasil.

A produção pretende reunir arquivos históricos, em imagem, vídeo e documentos antigos, e explorar o desenvolvimento de diversos elementos ligados à cultura italiana no RS, como o ‘Talian’, a gastronomia, o repertório arquitetônico, o papel da família e da fé e tudo que envolve o patrimônio material e imaterial deixado pela imigração.

Após a finalização da produção audiovisual, haverá exibição gratuita em teatros, cinemas e escolas públicas do Estado, bem como distribuição em arquivos históricos, bibliotecas e universidades gaúchas. O espetáculo teatral cênico está previsto para ser encenado nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Santa Maria, Erechim, Garibaldi, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Antônio Prado e Guaporé.

“Estamos sempre antenados aos movimentos que venham a contribuir e fortalecer nossas raízes italianas. Os 150 anos da imigração será um marco muito importante para a nossa cultura, por isso nada mais justo do que termos um registro a altura do que a data se propõe. Parabenizamos pela iniciativa e nos colocamos como parceiros para contribuir com o desenvolvimento do projeto”, destaca a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza.

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A proposta é conduzida pela CDI Inteligente, produtora cultural que, desde 2002, desenvolve projetos culturais incentivados, produzindo filmes, festivais e espetáculos cênicos. Neste ano, o projeto está em fase de captação dos recursos – por meio de cotas de patrocínio que podem ser aderidas por empresas interessadas em apoiar a iniciativa.

Em 2024, será produzido o documentário em longa-metragem (com filmagens no Brasil e na Itália) e os ensaios para o espetáculo teatral, que integram o projeto. E, em maio de 2025, está previsto o lançamento durante as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana.