Carnaval de Rua: Desfile das Escolas de Samba reúne cerca de 5 mil pessoas

Carnaval de Rua: Desfile das Escolas de Samba reúne cerca de 5 mil pessoas

No sábado (29) foi marcada pela retomada do carnaval de rua com desfiles das escolas de samba de Caxias do Sul. Conforme levantamento da Guarda Municipal, um público de, aproximadamente, 5 mil pessoas acompanhou os festejos organizados pelas agremiações.

Na solenidade de abertura dos festejos, o Vice-prefeito e secretário do Planejamento, Edio Elói Frizzo, destacou a retomada que a Prefeitura, conjuntamente com as escolas de samba, fez dos desfiles e das apresentações na Rua Sinimbu. “Estamos fazendo aqui um resgate de um espaço de cultura popular de Caxias do Sul, que era o nosso carnaval de rua. O carnaval de rua e as nossas escolas representam aquilo de mais genuíno do ponto de vista do carnaval popular do Brasil e aqui em Caxias do Sul ele se expressa por meio dessas comunidades”, defendeu.

Para o secretário da Cultura, Paulo Périco, esse é o primeiro passo para que as escolas possam voltar a desfilar nos próximos anos. “A nova administração resolveu convidar as escolas para participarem da maneira como elas poderiam participar. Então, não é aquele carnaval de rua que costumeiramente Caxias do Sul acompanha. Mesmo assim, o importante é que a comunidade se sinta abraçada pelo Município e se sinta no direito de vir na rua. E que, o ano que vem, possamos efetivamente ter um carnaval de rua, com desfile de todas as escolas de samba”, ressaltou.

A primeira escola de samba a desfilar e animar o público foi a Acadêmicos do Arsenal. Com cerca de 350 componentes, a escola teve como tema enredo “Brasil, terra de miscigenação, a onça negra canta diversidade em busca de paz e união, o carnaval da resistência”. A agremiação contou com o apoio da Escola Corujão, tricampeã do Carnaval de Tapes (RS), que forneceu fantasias e apoio de componentes.

Já a Acadêmicos do São Vicente apresentou um desfile com o tema “Das águas surge o milagre da fé”. A agremiação foi a segunda escola a desfilar e os 350 integrantes da comunidade também empolgaram o público.

Após os desfiles, foi a vez das baterias das escolas se apresentarem no palco montado no largo da Praça Dante Alighieri. A primeira bateria a se apresentar foi da Sociedade Recreativa Cultural Carnavalesca Incríveis do Ritmo com 25 integrantes. Após, foi a vez dos 15 integrantes da bateria da escola Acadêmicos Pérola Negra animarem o público. Já os 15 componentes da Sociedade Recreativa e Cultural Gaúcho – Protegidos da Princesa encerram a noite de retomada do carnaval de rua de Caxias do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Rodrigo Rossi / Divulgação