Confira 3 aplicativos de mobilidade alternativos na Região Sul do país

Confira 3 aplicativos de mobilidade alternativos na Região Sul do país

Enquanto os aplicativos de transporte tradicionais operam da mesma forma, independente da região, plataformas de mobilidade criadas por empreendedores locais se destacam fora dos grandes centros urbanos. É que elas costumam atender às expectativas de uma cidade de maneira mais assertiva, entendendo as demandas do público, além de gerar um ecossistema de trabalho e movimentar a economia regional.

“Quando usuários optam por meios de transporte locais, com preços mais competitivos e taxas menores cobradas dos motoristas, eles não só economizam, como também direcionam seus investimentos para empresas e motoristas da cidade, fomentando um ciclo de crescimento sustentável”, aponta Ricardo Góes, sócio da Gaudium, startup de tecnologia dona da Machine, software que permite a criação de aplicativos para mobilidade e logística.

Mirando nos estados da Região Sul do país, Ricardo aponta três opções de transportes alternativos regionais que promovem o crescimento da economia local e saem mais em conta aos consumidores e motoristas.

Confira:

Chofer 46 – Paraná

Com operações iniciadas por um grupo de motoristas em Francisco Beltrão, há quatro anos, o Chofer 46 nasceu na ideia de melhorar as condições de trabalho do segmento. Atualmente com mais de 500 motoristas cadastrados, o app já roda em diversas cidades do estado, como Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Palmas e Pato Branco.

Taxas fixas
Um de seus grandes atrativos é a cobrança de taxa fixa por corrida, o que gera bons ganhos aos motoristas parceiros, se comparado com o modelo de cobrança dos grandes apps de mobilidade.

Bora Floripa – Santa Catarina

Do desejo de criar uma empresa para direcionar parte do lucro a projetos sociais, o ex-caminhoneiro Márcio Fogaça criou o Borá Floripa há dois anos, em Florianópolis. Hoje, o app ajuda a viabilizar a compra de remédios por famílias carentes. Sendo o primeiro aplicativo regional da capital, o Borá Floripa realiza, em média, 6 mil corridas por mês, e atende não só a capital de Santa Catarina, como cidades do entorno.

Projeto social
Tendo como principal objetivo a ação social, Márcio confirma que pretende tirar percentuais fixos do lucro da empresa para destinar a famílias carentes que precisam de remédios, além de fazer parcerias com clínicas de saúde da região. No passado, o executivo e os motoristas parceiros já arrecadaram cerca de R$ 3 mil para ajudar pessoas necessitadas

Rota 77 – Rio Grande do Sul

Diretamente da cidade de Santa Rosa, o Rota 77 deu inícios às suas operações em 2019. Mais tarde, ampliou o seu negócio para o modelo de franquias, e já atendeu mais de 150 mil passageiros.

Com presença em cerca de 28 cidades da Região Sul e dos estados de Mato Grosso, Pará e Maranhão, com um foco especial no Rio Grande do Sul, o Rota 77 está em Bento Gonçalves, Bagé, Carazinho, Passo Fundo, São Borja, Sananduva, Santo Ângelo, Ijuí e outras localidades.

Modelo de franquia
Com um investimento inicial de R$ 8 mil, o Rota 77 decidiu investir no modelo de negócios de franquia, expandindo a atuação regional da marca por meio de 28 filiais. No ano passado, a empresa atingiu um faturamento de R$ 4 milhões, demonstrando o seu crescimento também no departamento financeiro.